Como escolher a melhor scooter de Mobilidade Reduzida?
Como efetuar a escolha correta de uma scooter de mobilidade reduzida
Para facilitar a vida diária e independência dos indivíduos com mobilidade reduzida, existem vários tipos de ajuda à locomoção. Entre eles estão as chamadas Scooters, estas são veículos eléctricos e robustos com grande manobrabilidade que concedem ao utilizador uma maior autonomia e segurança na sua locomoção diária.
Scooter Mobilidade Reduzida Meyra CL 510
Existem variados tipos de Scooters e a escolha da mesma deve ser ponderada pois um único modelo não se adaptará a todos os tipos de necessidades por parte dos utentes, Deste modo é aconselhado que antes da aquisição deste tipo de produto haja uma avaliação do paciente e das suas necessidades por parte de um técnico especialista nesta área.
Nem todas as pessoas com mobilidade reduzida têm as mesmas necessidades, e na avaliação para aconselhar a scooter mais indicada para o caso, o técnico terá em conta vários factores. Para que possa tomar uma decisão mais adequada poderá seguir os seguinte passos:
1. A pessoa a quem se destina a scooter tem capacidades físicas e cognitivas para a manobrar?
Se o futuro utilizador não tiver capacidade motora suficiente para se manter bem sentado na scooter durante longos periodos de tempo, não será um bom candidato à compra deste dispositivo. O mesmo acontece com utilizadores que não tenham destreza e força nas mãos para manobrar os controlos da scooter com segurança. A capacidade congnitiva também é uma característica importante a avaliar pois, se o utente tiver problemas na memória e na compreensão também neste caso não será aconselhado a condução de uma scooter.
2. Para que tipo de piso se destina a sua ultilização, e para que distâncias?
Esta é uma questão importante pois a scooter tem de estar preparada para ter autonomia suficiente para o tempo ou distancias de utilização. Deverá também ter características especificas dependendo do tipo de solo (interior, exterior ou misto) onde pretende circular na maior parte do tempo. Por exemplo se quiser uma scooter para ser usada maioritariamente no exterior deverá estar capacitada com pneus e suspensões mais resistentes assim como com baterias com maior autonomia. Se pelo contrario, pretende uma scooter para circular dentro de casa, a autonomia e resistencia já não são tão importantes mas as dimensões e praticidade serão cruciais de avaliar.
3. Que caracteristicas necessita na scooter para melhorar o seu conforto e estilo de vida?
Possibilidade de mais tarde aumentar a capacidade das baterias ou troca-las?
Esta questão é importante pois dá-lhe a possibilidade de alargar o tempo de vida deste veículo, assim como aumentar a autonomia do mesmo, aumentando a capacidade das baterias.
Tipo de assento?
(Altura das costas, apoio de cabeça, Apoio de braços, rotação para entrar e sair da scooter).
Estas características vão depender das necessidades do utilizador e do grau de incapacidade. Existe, por norma, a possibilidade de adaptar acessórios e caracteristicas especiais de acordo com as necessidades do utente.
Dobrável ou desmontável para facilitar transporte e armanezamento
(no caso de não ter onde a deixar quando não está a ser utilizada).
Estas scooters existem para faclitar sobretudo a transportabilidade da mesma, e em último caso poderão facilitar a um possível cuidador o transporte sem grandes esforços.
Peso do utilizador.
O peso do utiizador também pode determinar qual o tipo de scooter mais adequado, pois se for mais de 120kg terá obrigatóriamente de ser uma scooter mais robusta e resistente, e estas limitam um pouco as opções de portabilidade da mesma.
Com estas informações torna-se mais simples chegarmos á escolha da sua scooter:
Tendo em conta esta avaliação poderá ser aconselhado vários tipos de Scooters, algumas das quais passamos a descrever:
Scooters para piso interior/misto e transportaveis:
Estas scooters, pelo seu reduzido peso e tamanho, são consideradas mais adaptadas para utilizar dentro de casa. Mas, isto não quer dizer que não possam ser utilizadas no exterior, desde que tenha-se em consideração o tipo de piso e espaço/tempo de utilização.
Estão também inseridas no grupo das transportaveis pois devido ao seu baixo peso (em relação aos tipos de scooter de exterior) e capacidade de se dobrarem ou até mesmo desmontaveis, são relativamente fáceis de o utilizador ou cuidador a conseguir colocar na mala de um carro ou arrumar em espaços mais apertados.
Scooter Minimo
- Pequenas dimensões e baixo peso ( apróx. 28kg);
- Fácilmente dobrável;
- Fácil de usar, ajustável e segura;
- Peso maximo de utilizador de 115kg;
- Autonomia de 16Km;
- Velocidade ajustável, sendo a máxima de 6,4 km/hr.
Scooter Zest
- Pequenas dimensões;
- Rapidamente desmontável;
- Fácil de usar ,estável e segura;
- Assento ajustável e rotativo;
- Peso maximo de utilizador de 134kg;
- Autonomia de 13 a 22Km ( dependendo do tipo de bateria);
- Velocidade ajustável, sendo a máxima de 6,4 km/hr.
Scooters para piso exterior
Estas scooters, com maiores dimensões, já tem caracteristicas que as tornam mais resistentes, mantendo o conforto, para circular em piso exterior. Tem maior autonomia o que permite a deslocação por distancias e periodos mais longos. Por norma, tem caracteristicas mais pensadas também no conforto do utilizador. Para este tipo de produto, convém ser analizada a questão do armanezamento da scooter quando não está a ser utilizada, pois ao contrario das anteriores, não se desmontão (a não ser a extração das baterias) nem são dobráveis.
Scooter Eco
- Assento leve,rebatível e rotativo;
- Velocidade máxima de 8km/h;
- Peso máximo de utilizador de 135Kg;
- Autonomia de 20Km;
- Condução fácil e estável.
Scooter Compact Deluxe
- Assento reclinável, ajustável e rotativo, com matérias de prestígio;
- Suspensão frontal e traseira;
- Guiador Delta (Anti-fadiga);
- Autonomia 40 km
- Velocidade máxima de 12 km/h
- Peso máximo de utilizador de 135Kg;
Scooter Extra
- Assento ajustável, reclinável e rotativo;
- Guiador delta (anti-fadiga);
- Suspensão frontal e traseira;
- Limitador de velocidade;
- Velocidade máxima 12Km/h;
- Indicada para utilizadores mais pesados (carga máxima de 181 kg);
- Autonomia de 40 km.
Nunca esquecendo que a autonomia é muito importante nas pessoas com mobilidade reduzida, não nos podemos esquecer que a segurança é igualmente ou mais importante. Portanto a boa avaliação e aconselhamento são muito importantes na escolha da scooter. O tipo de utilização e o estado fisico e psicológico do utilizador devem ser avaliados e considerados nesta escolha.
Conheça todas as características e preços das nossas scooters de mobildade reduzida.
Técnico de Mobilidade e Posicionamento, dísponivel para realizar um test drive, e avaliar as suas necessidades.
Scooters de Mobilidade
Como escolher a melhor scooter?
Não foram encontrados comentários.