Lesão na lombar
Dor Lombar (Lombalgia)
Lombalgia
Lombalgia é conhecida popularmente como dor lombar e define-se como o conjunto de patologias dolorosas que ocorrem na região lombar, consequente de alguma anormalidade nessa área. A dor lombar é uuma queixa comum na população, ocorre até 80% das pessoas alguma vez na vida.
Causas
As causas da lombalgia incluem:
- fatores congénitos,
- atividades profissionais que requeiram esforço excessivo ou postura inadequada,
- obesidade,
- sedentarismo,
- stress,
- trauma,
- gravidez,
- alterações degenerativas da coluna vertebral,
- desvios posturais,
- atividade física excessiva ou inadequada,
- entre outras.
Classificação das Lombalgias:
- agudas (duração inferior a 4 semanas),
- subagudas (duração entre 4 a 12 semanas)
- crónicas (duração superior a 12 semanas) consoante a duração das queixas, podem ser altas ou baixas.
As dores lombares acarretam desvios posturais. Dependendo do tipo de lombalgia a dor pode irradiar-se desde a parte inferior das costas para um membro inferior.
O principal objetivo do tratamento é acelerar a recuperação de modo a proporcionar o retorno às atividades diárias laborais e de lazer do indivíduo e a prevenção da cronicidade.
Tratamento
A lombalgia é um problema facilmente curável e o seu tratamento é bastante simples. É importante que antes de se iniciar qualquer tipo de tratamento se identifique a causa que levou ao problema e a partir daí o médico irá determinar qual o tratamento mais aconselhado e eficaz tendo também como foco a prevenção.
Posto isto, existem das diversas técnicas de tratamento, entre elas:
- Alongamento: Tem como objetivo melhorar a condição física, fortalecendo a musculatura na região lombar, e a flexibilidade corporal;
- Fisioterapia: Através de exercícios visa a restauração da força e função muscular;
- Acupuntura: Através de agulhas colocadas em pontos específicos do corpo, auxilia no alívio da dor bem como no tratamento dos distúrbios;
- Massagem terapêutica: Alivia os espasmos musculares e aumenta o fluxo sanguíneo acelerando deste modo a cicatrização e a restauração de nutrientes e oxigénio para os músculos lesados;
- RPG: Esta técnica ensina o correto posicionamento tanto da posição de sentado como da respiração ajudando a melhorar a postura;
- Quiropraxia: Esta terapia realiza diversas manobras e visa o melhoramento da mobilidade e a redução da rigidez, desconforto ou dor;
- Cintas lo: As cintas lo mbares mbares proporcionam a sustentação da região lombar auxiliando tanto no alívio da dor e proteção como na prevenção.
Existem algumas medidas caseiras que também podem ser auxiliar no tratamento e alívio da dor, como:
- Na posição de deitado, com a barriga para baixo e uma almofada na barriga, colocar uma bolsa de água/gel quente ou as chamadas compressas quente e frio durante aproximadamente 20 minutos na região da dor;
- Tentar fazer repouso e permanecer preferencialmente deitado de lado, na posição fetal, com as pernas encolhidas;
- Os banhos quentes ajudam no relaxamento dos músculos e podem proporcionar um alívio temporário da dor.
Em raras situações é recomendada a intervenção cirúrgica, especialmente em casos que não apresentem melhora num período superior a 12 semanas de tratamento. Maioritariamente recorre-se a esta intervenção quando a lombalgia afeta habilidades funcionais.
É de extrema importância que seja o médico a aconselhar o tratamento mais indicado pois há diversos fatores que podem ser contraindicados em algumas destas técnicas.
Cintas Lombares
A cinta lombar, como o próprio nome indica, é uma cinta que envolve a região lombar e que proporciona a sustentação e proteção dessa região agindo também na prevenção do risco de lesões. Estas ortóteses limitam o movimento oferecendo estabilidade e providenciando uma postura mais correta ao utilizador, além disso, o calor da cinta faz com que os músculos descontraiam e, consequentemente, ocasiona o alívio da dor.
As cintas ortopédicas realizam uma compressão na região intra-abdominal, proporcionando um alívio da dor na zona lombar e prevenindo lesões e fadigas na coluna. Este é um dispositivo que pode ser usado de maneira preventiva, corretiva e terapêutica. A cinta é capaz de descarregar o peso das costelas e vértebras dorsais diretamente a partir da pélvis, reduzindo a carga sobre a região lombar.
- As cintas são fabricadas em material elástico (preferencialmente respirável) e estas devem ser ajustáveis de acordo com a necessidade de cada pessoa, geralmente por intermédio de velcros, para garantir a compressão correta e a perfeita adaptação à anatomia do utilizador.
- Na parte posterior destes dispositivos estão incorporadas umas barras (metálicas ou em termoplástico), estas barras têm como objetivo a estabilização e alongamento (consequentemente descompressão) dos corpos vertebrais e provocam um efeito de relaxamento muscular.
- É muito importante a escolha do tamanho e modelo adequado para que o efeito da cinta seja o pretendido.
Com a devida indicação médica, até mesmo as mulheres durante a gravidez podem utilizar uma cinta lombar com o objetivo de auxiliar a suportar o peso da barriga bem como proteger e aliviar as dores na região lombar.
Algumas dicas para evitar a dor e sobrecarga na coluna lombar
- Colchão: A escolha do colchão é importante, este não deve ser nem muito mole nem muito duro. Os colchões ortopédicos em material viscoelástico são sempre uma boa opção.
- Transporte de objetos pesados: A maneira mais indica de levantar objetos pesados é agachar-se dobrando os joelhos junto ao objetos sem inclinar o tronco. Para pessoas que fazem regularmente este tipo de esforços é importante a utilização de uma cinta lombar pois esta obriga a fazer o levantamento usando as pernas e evita a sobrecarga da coluna.
- Muitas horas sentado: Se costuma passar muitas horas na posição de sentado (quer numa cadeira de escritório quer no carro) é importante ter em atenção alguns pormenores como ter apoio de braços, não reclinar demasiado a cadeira/banco para trás, ter os pés totalmente apoiados no chão/banco. Por exemplo o monitor do computador dele estar à altura do nível dos olhos para prevenir lesões na região cervical. O ideal é ter uma almofada/suporte lombar para suportar a lordose da coluna.
- Postura: Tente sempre adotar uma postura correta em qualquer situação, existem corretores posturais que podem auxiliar nesse sentido.
- Hábitos saudáveis: Evite o fumo, pratique exercício físico e procure ter uma alimentação saudável e equilibrada. Todos estes pormenores auxiliam para manter um corpo e uma mente sã e evitar desequilíbrios no nosso corpo e organismo.