Médico público n meu ombro ta dorndo ão passou atestado e nem tulipa
Imobilizador de Clavícula - Sintomas e Tratamento
Clavícula
A clavícula é um osso longo que se situa na cintura escapular e é a única estrutura de suporte entre o braço e o tronco. Esta exerce uma função muito importante no que diz respeito ao suporte e mobilidade do membro superior e sem ela o braço ficaria sustentado apenas por músculos.
A fratura da clavícula é uma lesão extremamente comum especialmente em crianças e jovens uma vez que as causas mais frequentes são as quedas, lesões desportivas e acidentes de trânsito. No entanto também é observável tanto em pessoas com uma idade mais avançada (maioritariamente associados a casos de osteoporose), como em recém-nascidos.
Sintomas da Fratura Clavicular
As fraturas da clavícula podem ser muito dolorosas e podem chegar a impedir mesmo os movimentos do braço. Um paciente com uma fratura a este nível pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:
Tratamento
Se não existir movimentação das extremidades dos ossos partidos e estes estiverem devidamente alinhados então não será necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica. Geralmente o tratamento passa pela aplicação de uma ortótese imobilizadora do ombro com o objetivo de ajudar a manter a estrutura na posição correta durante o processo de cicatrização, dar apoio ao úmero e consequente alívio da dor.
Durante o período de imobilização com a ortótese é normal ocorrer perda de força e massa muscular, inclusive pode surgir sensibilidade nas mãos e dedos que desaparecerá gradualmente após a remoção da ortótese. Uma vez que o osso começa a cicatrizar e já se nota uma diminuição da dor convém falar com o médico para que este recomende leves exercícios para evitar a fraqueza muscular e a rigidez muscular e articular.
É importante que durante a recuperação se realize exames médicos de controlo regulares para verificar se a cicatrização se está a fazer de forma correta. Após a cicatrização da fratura é recomendada a realização de uma radiografia para comprovar que está completamente consolidada e na posição correta. As atividades da vida diária devem ser retomadas gradualmente e com precaução após a recuperação.
Imobilizador de Clavícula
Os imobilizadores de clavícula ou clavicular são concebidos de forma a uma ampla pressão sobre o acrómio, na zona superior do úmero e no deltóide de forma a originar uma retração dos ombros confortável e tolerável.
Na região axilar e, por ser uma zona extremamente sensível, o tecido é em micro fibras produzindo não só um efeito acolchoado como permite uma perfeita respiração. Os tirantes de regulação são independentes de forma a permitir o melhor posicionamento e tração desejada.
É importante ter em atenção que apesar da sua fácil regulação é sempre importante a escolha do tamanho correto para que o tratamento não seja comprometido. Relativamente à placa posterior, esta é acolchoada para um conforto adicional.
Este produto está indicado não só em situações de fratura da clavícula como também em casos que existe a necessidade de repouso com um certo limite de mobilidade e obtendo uma postura correta.