Neuroma de Morton (Factores de Risco e Tratamento)
Neuroma de Morton
O Neuroma de Morton ou metatarsalgia de Morton, é uma degeneração do nervo interdigital plantar acompanhado de uma fibrose perineal. Esta patologia normalmente localiza-se entre o 3º e o 4º metatarso, sendo que por vezes pode surgir entre o 2º e o 3º metatarso.
Na presença deste Neuroma, o espaço entre os dedos fica reduzido, iniciando um crescimento desordenado do nervo interdigital. Consequentemente o nervo aumenta de tamanho, provocando uma dor mecânica semelhante a uma descarga elétrica que vai aumentando no período da tarde ou mesmo após um longo período em pé. A sensação que provoca assemelha-se ao pisar sobre uma pedra.
Figura 1: Neuroma de Morton
Fatores de risco
- O tipo de calçado influencia o aparecimento desta patologia. Não só às senhoras pela utilização de sapatos de salto alto, como também a atletas de alto impacto como no caso de corrida, esqui ou escala que exigem a utilização de sapatos mais apertados.
- Pessoas com joanetes, pé plano e pé cavo, entre outras patologias associadas estão em maior risco de desenvolver Neuroma de Morton, uma vez que acabam por fazer uma maior compressão a nível dos metatarsos.
Tratamento
- O tratamento consiste em diminuir a dor,
- A inflamação e a compressão na região dorida,
- O que geralmente é suficiente para que a pessoa possa realizar suas atividades diárias.
Para tal o recomendado é a utilização de palmilhas com apoio retrocapital ou barra metatarsal para descarga das cabeças metatarsianas. Em alguns casos pode-se utilizar uma cunha pronadora do antepé com 3 a 5 mm que permite abrir um espaço entre o 3º e 4º metatarso diminuído assim compressão.
Estas palmilhas podem ser standard como realizadas por medida, sendo que nestas últimas é possível localizar o local correto em que se encontra o Neuroma e colocar nesse mesmo local uma almofada metatársica de forma a aliviar essa inflamação.
Nas lojas Universo Sénior pode solicitar uma pedigrafia a uma técnica ortoprotésica disponível e ser elaborada uma palmilha por medida no Centro Técnico da empresa em poucos dias.
Figura 2: Banda plantar e palmilhas em silicone
O calçado também deverá seguir algumas recomendações:
- Como serem largos e acolchoados na zona da sola e antepé
- Enquanto que o tacão do sapato não deve exceder os 2,5 cm de altura.
- O objetivo é acomodar melhor o peito do pé e os dedos e evitar as sandálias rasteiras e chinelos.
Outros tratamentos estão associados à administração de fármacos para o alívio dos sintomas.
Palmilhas em silicone
Neuroma de Morton (Factores de Risco e Tratamento)
Não foram encontrados comentários.