Tenho Artrite reumatoide e vejo no grupo de AR no qual participo que nosso grande problema é encontrar um imobilizador conjunto para pulso+polegar+indicador que são muito afetados ao mesmo tempo devido ao usa mais frequente.
Temos que usar um para pulso e polegar e outro para o dedo indicador quando o ideal seria uma peça interira que imobilizasse pulso, polegar, indicador e também o dedo médio junto pois o movimento dele faz doer o indicador.
Parece estranho, mas faz muita diferença para ter os dedos anelar e mindinho livres que aprendemos a utilizar e também até mesmo para não suar muito a mão.
O que é a Artrite Reumatóide?
Artrite Reumatóide (AR)
Definição
Doença reumática infamatória, crónica, progressiva e de carácter auto-imune que segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia é “ a inflamação das articulações que pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular”.
Afeta primeiramente as articulações das mãos e dos pés podendo progredir para ombros, cotovelos, ancas e joelhos.
Artrite Reumatóide mãos Artrite Reumatóide pés
É uma doença de causa desconhecida, mas, que se encontra associada a um processo inflamatório ao qual o próprio organismo atua contra o próprio tecido. Tem como fatores de risco as infeções, alterações genéticas e alterações hormonais, o risco de ser heriditária é baixo.
É predominante no sexo feminino afetando-o na idade entre os 30 e os 60 anos de idade.
Em Portugal afeta 0,8 a 1,5% da população (40 000 pessoas). A ocorrência global de RA é duas a quatro vezes maior em mulheres do que em homens. Com o pico de incidência nas mulheres após a menopausa.
mão normal mão com artrite reumatóide
Diagnóstico
O diagnóstico precoce é da maior importância, logo a história que o doente conta ao médico ser de vital importância para o médico descobrir o diagnóstico. O médico deve questionar pelo tipo de dor que no caso da AR é mais intensa de manhã, se existe ou não febre baixa ou cansaço, como começou, se existe ou não uma causa conhecida, se tem ou não rigidez nas articulações de manhã e principalmente em que articulações se sente dor, inchaço, calor e vermelhidão.
Sintomas
Como Sinais e Sintomas de alerta para a AR manifestam-se:
- A rigidez articular nomeadamente de manhã, limitando gestos diários como calçar os sapatos, agarrar uma caneta ou simplesmente abrir uma porta.
- Podemos também estar presente do processo inflamatório da AR quando verificamos inchaço das articulações, estando também quentes.
- O cansaço físico, perda de peso e febre podem ser indicadores que estamos perante AR.
Tratamento
Não existe propriamente uma cura, mas podemos aliviar e melhorar a qualidade de vida da pessoa com AR.
- Exercício físico regular com fortalecimento muscular em torno das articulações;
- A prática de natação e hidroginástica;
- Fazer calor e frio (compressas quente e frio), que permitem aliviar e relaxar a dor e diminuir os espasmos musculares;
- Uso de ortóteses de mão para repouso das articulações,
- Bem como adequar o uso de calçado de conforto, aquando a afeção dos membros inferiores.
- Existir um cuidado especial com a Alimentação pode ajudar a reduzir as dores da Artrite Reumatóide, bem como existem alimentos a evitar.
Alimentos a considerar
Frutas vermelhas - frutas rica em antocianina, substância que é fonte de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. p.e: cerejas, morangos, romãs, mirtilhos, amoras.
Abacate - Rico em luteína, substância que combate a ação de radicais livres que em excesso podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como a artrite reumatoide. Além disso o abacate tem vitamina E um micro nutriente que tem efeito anti-inflamatório.
Verduras verdes - brócolos, espinafres e couves são fontes antioxidantes, como vitaminas A, C e K. Por serem ricas em cálcio, agem também na proteção dos ossos.
Azeite - rico em gorduras mono insaturadas, contém compostos ativos que estão associados à redução dos danos articulares causados pela artrite reumatoide.
Oleaginosas - gorduras de boa qualidade, ajudam na proteção das articulações. p.e: amêndoas, nozes e pistachos.
Cebola, alho e pimenta - a quercetina, antioxidante que age no alívio das inflamações é encontrada no alho e na cebola. As pimentas, são exelentes fontes de vitamina C.
Peixe - O Ómega 3 age nas células que regulam o sistema imunológico e possuem forte ação anti-inflamatória. Peixes de águas frias, como atum, sardinha, cavalinha, truta ou anchova.
Alimentos a evitar
Sal e açúcar - Consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR.
Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.
Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.
- Anti-inflamatórios p.e: ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, têm indicação para o tratamento sintomático da inflamação na AR, contribuindo para aliviar os sinais e sintomas desta.
Equipamentos e utensílios para facilitar o dia à dia
- Produtos com teclas grandes e largas, p.e: computador ou telefone, prefira os que apresentarem botões e teclas maiores;
- Existem vários tipos de ajudas de comer como adaptadores, garfos, facas, utensílios para abrir tampas e garrafas, ou ajudas de vestir.
- Nos períodos de crise deve trocar os utensílios de vidro por utensílios de plástico dos copos aos pratos. O computador pode ser muito util, pois é mais fácil ler um artigo de jornal no ecrã do pc, que ter que folhear as páginas de um jornal.
Ajudas de comer
Facas Reflex
70,00 €
O que é a Artrite Reumatóide?
Data: 24-10-2022