O que é a Bexiga Neurogénica?
Bexiga Neurogénica
Também conhecida como Disfunção Neurogénica do Trato Urinário Inferior, a Bexiga Neurogênica é uma condição que faz com que o individuo afetado não tenha controlo da sua bexiga.
No nosso corpo, os músculos e nervos devem trabalhar sinergicamente para que a bexiga retenha e expulse a urina de forma voluntária e consciente. As informações são transmitidas para o cérebro através dos nervos que devem estar intactos e funcionantes para que a mensagem seja transmitida corretamente.
Se por algum motivo, doença ou lesão, as terminações nervosas e até os nervos em si forem afetados, também a mensagem será afetada levando ao aparecimento de condições como a bexiga neurogénica. Nestes casos a bexiga do individuo afetado pode não encher e esvaziar de forma correta.
Pessoas com esclerose múltipla, doença de Parkinson, espinha bífida, diabetes e lesões medulares podem ser mais afetados por esta condição.
Para que possamos entender melhor o que acontece na Bexiga Neurogénica, é necessário entendermos o funcionamento do sistema urinário humano. Este é constituído pela:
- uretra, bexiga e rins, órgãos que produzem, armazenam e libertam a urina.
Quando tudo funciona de forma correta, os rins produzem a urina que é armazenada na bexiga e expulsa através da uretra. Quando a bexiga está vazia, está relaxada e quando vai enchendo, impulsos nervosos são transmitidos ao cérebro para que o órgão entenda que a bexiga está a ficar cheia. Aí é quando se sente a vontade de urinar. Posteriormente, o cérebro transmite a mensagem aos músculos da bexiga para contrair e assim a urina sai através da uretra. O canal uretral, por sua vez, tem músculos designados esfíncteres que ajudam a manter a uretra fechada e abrem-se quando a bexiga contrai.
Para que todos estes processos funcionem corretamente músculos e nervos devem estar a funcionar corretamente e se tal não acontecer, por doença ou lesão, os músculos podem não conseguir contrair ou relaxar no momento correto, por exemplo.
Nas pessoas com bexiga neurogénica a bexiga não enche ou esvazia corretamente.
- Podemos ter indivíduos com uma condição de bexiga hiperativa onde os músculos contraem com maior frequência do que o normal e antes do enchimento total da bexiga
- Indivíduos com a bexiga hipoativa que pode não se esvaziar completamente.
- Alguns indivíduos podem ter a bexiga híper e hipoativa.
Tratamento:
A bexiga neurogénica pode ser tratada com o cateterismo intermitente ou continuo ou outras medidas para desencadear a micção. Sempre que possível, o cateterismo intermitente é preferível ao cateterismo contínuo. A monitorização da função renal, o controlo de infeções e cálculos do trato urinário, a correta ingestão de líquidos, as alterações frequentes de posição são algumas medidas que podem reduzir o impacto desta condição no individuo.
Incontinência
O que é a Bexiga Neurogénica?
Não foram encontrados comentários.