O que é a epicondilite (cotovelo de tenista)?
O que é a Epicondilite
Cotovelo
A articulação do cotovelo é formada pelo úmero e os ossos do antebraço rádio e cúbito. Na extremidade inferior do úmero existem duas saliências ósseas, chamadas de epicôndilo lateral e medial. Neste inserem-se os tendões dos músculos que são responsáveis pela flexão do punho.
Epicondilite Lateral
A epicondilite lateral, também denominada cotovelo de tenista, é uma inflamação dos tendões do cotovelo na zona de inserção dos músculos extensores do punho e dos dedos.
Apesar do nome remeter à prática desportiva apenas uma pequena franja da população com este diagnóstico é apontada como atleta, esta afecção é causada pelo trauma provocado por esforços/tracções repetidas que envolvam a extensão da musculatura do punho e dedos, a sua sobre-utilização causa microrupturas no tendão.
Deste modo a epicondilite pode afectar trabalhadores que realizam nas suas atividades, movimentos de forma repetida e inadequada, por exemplo:
- Funcionários da restauração,
- limpeza industrial,
- operários fabris
- de linha de montagem,
- etc.
Sintomas:
- Inicia com uma leve dor localizada na face externa do cotovelo que pode estender-se pelo antebraço.
- Caso o esforço repetitivo se mantenha, sobrecarregando a região do antebraço, a área afetada irá tornar-se dolorosa ao toque e esta dor poderá irradiar até o punho.
Tratamento:
Geralmente é um tratamento conservador, através do uso de anti inflamatórios não hormonais e sessões de fisioterapia. Aconselha-se o uso de braçadeiras funcionais de forma a reduzir a força de tracção dos músculos sobre a inserção tendionosa.
As braçadeiras possuem no seu interior uma almofada em espuma moldada que graças ao seu design com um canal próprio para a passagem do tendão, fornece uma pressão selectiva, no momento de contracção durante o esforço.
Na sua constituição está uma placa termoplástica pré-moldada que se adaptam à anatomia do antebraço que juntamente com pontos em silicone permite uma boa aderência à superficie da pele.
A redução da tensão sobre o tendão reduz a inflamação e por consequência alivia a dor.
A utilização de dispositivos ortopédicos como as braçadeiras poderão ser utilizadas na fase aguda para reduzir a inflamação quer numa fase preventiva para a prática desportiva por forma a previnir a lesão.
Em individuos que não sejam atletas, após um episódio de epicondilite, recomenda-se exercicios de fortalecimento muscular e a utilização da braçadeira de forma preventiva na execução de maiores esforços para evitar reincidências da inflamação.
Conheça os vários modelos e preços das bandas e braçadeiras de epicondilite
Epitrocleíte (epicondilite medial)
A epitrocleíte também designada como epicondilite medial ou cotovelo de golfista. Tendinite a que se associa a dor na região interna do cotovelo. Dor essa que pode irradiar para o antebraço e para o pulso.


Conheça os vários modelos e preços das cotovel para epicondilite eiras
Bandas e Braçadeiras de Epicondilite
Cotoveleiras
O que é a epicondilite (cotovelo de tenista)?
Não foram encontrados comentários.