O que é uma Metatarsalgia?
Metatarsalgia
Imagem 1: Metatársos
Tal como o nome indica, metatarsalgia é a dor na zona dos metatársos, que ocorre, por norma, com maior intensidade ao caminhar. Os metatársos estão localizados na zona anterior media do pé e são responsáveis pelo apoio aos dedos. Articulam com o tarso através das extremidades das falanges distais dos dedos.
Se ocorrer uma sobrecarga muito grande sobre esta zona, pode levar a uma inflamação, que causará dor e inchaço na zona dos metatársos. Num caso extremo, poderá ocorrer até fracturas por stress. É mais comum a dor ser localizada no segundo e terceiro metatárso mas pode acometer qualquer um destes ossos.
Causas
Uma das grandes causas para as metatarsalgias, para além da grande carga sobre essa zona, é o Neuroma de Morton já falado anteriormente, mas existem vários factores que podem levar a este estado:
- Saltos altos;
- Desequilíbrios da anatomia do pé (Deformações ósseas, Pé Cavo);
- Pessoas que caminham durante longos períodos;
- Atividades de maior impacto;
- Excesso de peso.
Sintomas
Mal ocorra o primeiro sintoma, deverá tentar perceber junto do profissional de saúde a causa para essa dor para se poder fazer o tratamento mais adequado. Por norma, os primeiros sintomas são:
- Dores ligeiras na ponta do pé,
- Calosidades,
- Vermelhidão,
- Inchaço e dor.
Mais para a frente poderemos ter sintomas como:
- Ardor nessa zona,
- Pontadas enquanto está parado em pé,
- Formigueiro e aumento da dor em superfícies mais duras.
A avaliação destes sintomas é muito importante para se conseguir fazer o tratamento mais adequado.
Tratamento
Dependendo do grau e da causa do problema, o profissional de saúde poderá indicar vários tipos de soluções desde o almofadamento para aliviar e diminuir o impacto ao solo, palmilhas por medida, para casos mais severos, para reposicionar o pé de forma a fazer a descarga dessa zona do pé, e resolvendo algumas deformidades do pé que podem estar a levar a sobrecarga dos metatatársos. O médico pode achar também que processos de fisioterapia ou massagem poderão ajudar em certos casos.
O primeiro passo, obviamente, poderá passar por mudar alguns hábitos, como por exemplo, mudar o tipo de calçado, diminuir actividades que impliquem impacto, perca de peso. Posteriormente, procure um profissional de saúde para ajudá-lo na melhor forma de tratamento mais prolongado para diminuir a dor e prevenir futuras complicações.
Palmilhas em silicone
Gel Polímero
O que é uma Metatarsalgia?
Não foram encontrados comentários.