Spinomed - Ortótese Dorsolombar para terapia da Osteoporose
Spinomed
Ortótese dorsolombar para terapia da Osteoporose
A ortótese de coluna “Spinomed” é frequentemente prescrita para indivíduos com Osteoporose, tendo como objetivo desencadear respostas de biofeedback, aumento da mobilidade, entre outros.
Em que consiste a Osteoporose?
A Osteoporose consiste numa doença óssea progressiva caracterizada pela redução da densidade óssea e deterioração do tecido ósseo.
- Com o avanço da idade ocorre uma perda da massa óssea o que leva ao aumento da fragilidade dos ossos e a sua suscetibilidade à fratura. O problema desta doença é que, num grande número de casos, não existem sintomas antes de uma fratura. No entanto, uma vez fraturado, a probabilidade de ocorrência de nova fratura aumenta significativamente.
- As fraturas osteoporóticas são fraturas que resultam de forças mecânicas que, normalmente, não provocariam fraturas. Estas são definidas como fraturas associadas à baixa densidade mineral óssea e incluem fraturas da coluna, antebraço, anca e ombro.
Alteração óssea verificada na Osteoporose. Fonte: Lopes et. al. (2017).
A Osteoporose afeta principalmente as mulheres, no entanto também existem casos da doença em indivíduos do sexo masculino.
No caso das mulheres, a perda óssea é mais rápida nos primeiros anos após a menopausa e continua com o avançar dos anos.
Quais fatores de risco?
Os fatores de risco para esta doença são:
Género: maior probabilidade de ocorrência em mulheres, principalmente no pós-menopausa;
Idade: quanto mais velho, maior o risco pois os ossos tornam-se mais finos e fracos com o envelhecimento;
Constituição corporal: massa corporal baixa;
Raça asiática ou caucasiana;
História familiar: risco de fratura pode ser devido, em parte, à hereditariedade.
Sedentarismo;
Imobilização prolongada;
Doenças reumáticas, cálculo renal ou doença gastrointestinal;
Ingestão de álcool;
Fumar;
Anorexia Nervosa;
Baixa ingestão de cálcio e vitamina D;
Ausência anormal de períodos menstruais (amenorreia), baixo nível de estrogénio (menopausa).
A Osteoporose e a coluna vertebral
Uma das grandes estruturas que sofre com a fragilização óssea é a coluna vertebral. A fragilização da coluna pode provocar micro fraturas ou a deformação da mesma, causando uma curva mais acentuada na zona dorsal formando uma cifose. Esta deformação provoca, muitas vezes, a uma dor intensa com diminuição da mobilidade, enfraquecimento ósseo e muscular.
O tratamento desta patologia pode passar por um tratamento conservativo através do uso de ortóteses.
Atualmente, a ortótese dorsolombar frequentemente aconselhada para pessoas com Osteoporose é o Spinomed.
Spinomed
As ortóteses Spinomed são dispositivos de extensão vertebral e são usadas para auxiliar o tratamento da Osteoporose após fraturas vertebrais na região torácica e/ou lombar ou na prevenção das mesmas, em casos de osteocondrose juvenil e cifose com dor crónica nas costas.
Este dispositivo está disponível atualmente em três modelos: o Spinomed, o Spinomed active e o Spinomed active men.
Qual o seu modo de atuação?
Os diferentes modelos Spinomed atuam de acordo com o princípio de biofeedback que consiste no seguinte:
Juntamente com a tala posterior, os materiais elásticos utilizados exercem forças de tensão percetíveis sobre as áreas pélvica e dos ombros. Desta forma, se os doentes adotarem uma postura hipercifótica, a ortótese exerce uma pressão suave para os lembrar qual a postura correta. O efeito da tensão provoca a contração reflexa dos músculos das costas e do tronco. Isto permite que o paciente reduza a curvatura dorsal com a sua própria força muscular.
Modo de atuação do Spinomed. Fonte: Medi®
Qual a vantagem deste método? Constante fortalecimento muscular, com uma postura mais ereta que torna mais fácil a respiração profunda e alivia a dor. A redução da tendência para oscilações permite que os doentes possam estar de pé com maior segurança.
O que distingue os diferentes modelos Spinomed?
Spinomed IV
Esta ortótese é composta por um sistema de cintos, localizados na zona pélvica e nos ombros, e uma tala posterior. Indicada para mulheres e homens.
Spinomed IV. Fonte: Medi®
A - Tala posterior moldável individualmente o que permite promover o efeito ideal para cada paciente. Simples de colocar e retirar.
B - Alças ergonómicas pré formadas que facilitam vestir e despir o dispositivo.
C - Os velcros são fáceis de encurtar, permitindo adaptar-se às necessidades do doente.
D - O material flexível no interior da faixa abdominal garante um ajuste perfeito.
Spinomed Active
A ortótese Spinomed active é constituída por um body e uma tala posterior.
O body incorpora reforços elásticos que apoiam a postura, enquanto que a tala é adaptada à curvatura da coluna vertebral e colocada num bolsa no interior do body, estimulando o reforço muscular e causando um efeito permanente de feedback biológico.
Spinomed Active. Fonte: Medi®
A - Tala posterior moldável individualmente o que permite promover o efeito ideal para cada paciente. Simples de colocar e retirar.
B - Alças reguláveis que asseguram um ajuste perfeito.
C - Os materiais elásticos integrados garantem o efeito do princípio do biofeedback.
D - Variantes possíveis: com copa integrada ou sem copa, fecho com entretela com colchetes ou com velcro.
Spinomed Active men
A ortótese Spinomed active men possui o aspeto de um body desportivo para homem, composto por calção e com uma bolsa em material têxtil, que abrange o tronco, e uma tala posterior regulável para as costas que é enfiada nessa bolsa.
Spinomed active men. Fonte: Medi®
A - Tala posterior moldável individualmente o que permite promover o efeito ideal para cada paciente. Simples de colocar e retirar.
B - Alças reguláveis que asseguram um ajuste perfeito.
C - Fecho de correr frontal bidirecional prático.
Apesar de algumas diferenças, será que cada um dos modelos consegue resultados idênticos?
De forma a perceber se o uso do Spinomed ou do Spinomed active permitiam os mesmos resultados aos seus utilizadores, foram realizados alguns estudos que comparavam o uso destes dois dispositivos.
Estudo 1: “Improved posture and trunk strength through spinal orthoses” 11ª Conferência Anual DGO (M. Pfeifer & Pyrmont, 2007).
Estudo 2: “Effects of Two Newly Developed Spinal Orthoses on Trunk Muscle Strength, Posture and Quality-of-Life in Women with Postmenopausal Osteoporosis- A Randomized Trial” (Michael Pfeifer, Kohlwey, Begerow, & Minne, 2011).
O objetivo dos estudos foi avaliar a eficácia de duas ortóteses de coluna (Spinomed e Spinomed active) em pacientes com fraturas vertebrais. Os parâmetros de avaliação foram a força muscular do tronco, ângulo de cifose, peso corporal, oscilação corporal e parâmetros de qualidade de vida como a dor, bem-estar e limitações da vida diária.
Os dados do primeiro estudo revelaram que o tratamento o Spinomed active aumenta significativamente a força muscular das costas em pacientes com Osteoporose, juntamente com a diminuição da dor e melhoria da postura.
Os resultados obtidos no segundo estudo foram os seguintes (Michael Pfeifer et al., 2011):
Após 6 meses de utilização, ambas as ortóteses mostraram ser eficazes no tratamento de fraturas vertebrais e permitem:
Aumento da força muscular abdominal e das costas;
Diminuição do ângulo cifótico e da oscilação corporal (maior equilíbrio);
Menor sensação de dor e melhor capacidade vital.
Um dos aspetos mais interessantes do estudo foi o significante aumento da força muscular das costas, resultado esse que vai ao encontro de outros estudos que descrevem que existe o aumento da atividade elétrica dos músculos das costas aquando do uso de uma ortótese lombo-sagrada. Estes resultados apoiam, assim, que o conceito de biofeedback será o responsável pela eficácia das ortóteses.
As ortóteses utilizam o mecanismo de feedback biológico para relembrarem constantemente o seu usuário de manter uma postura ereta, postura essa que é adotada ativamente.
O aumento da força muscular das costas poderá ser também o responsável pela diminuição do ângulo de cifose, uma pré-condição para uma postura mais correta e menores valores de oscilação corporal. Este último parâmetro é normalmente documentado como sendo um fator de risco para quedas e fraturas a elas associadas.
A diminuição do ângulo de cifose contribui para a melhoria da função respiratória, mais precisamente da inspiração e expiração, e, com isso, a melhoria da capacidade vital.
Os resultados dos dois estudos comprovaram a eficácia do Spinomed e do Spinomed Active no tratamento de fraturas vertebrais e da diminuição do ângulo cifótico em mulheres com Osteoporose.
Tendo em conta os resultados aqui apresentados, é possível afirmar que a escolha de qualquer um dos modelos do Spinomed poderá ser uma opção no tratamento da Osteoporose.
O Spinomed active e o Spinomed active men estão apenas disponíveis sob medida, enquanto que o Spinomed IV está disponível para entrega imediata. A tiragem de medidas e moldagem da tala deverão ser realizadas por técnicos especializados tanto nestas questões, como no aconselhamento e acompanhamento dos pacientes.
Nas nossas lojas encontrará profissionais competentes para responderem às suas dúvidas e a aconselharem sobre estas ortóteses. Não hesite em visitar-nos.
Conheça as soluções e o preço do Spinomed que tem 3 modelos possiveis, de mulher, de homem e unisexo que pode ser considerado mais prático. Em todos eles existe uma “bolsa” para colocar a tala, que será sempre adaptada primeiramente pelo seu médico ou pelo seu ortoprotésico.
Fontes Bibliográficas:
LOPES, Hélio de Araújo; et. al. (2017) Densitometria Óssea. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 01, Vol. 13, pp. 428-433
Medi®
Pfeifer, M., Kohlwey, L., Begerow, B., & Minne, H. W. (2011). Effects of Two Newly Developed Spinal Orthoses on Trunk Muscle Strength, Posture and Quality-of-Life in Women with Postmenopausal Osteoporosis: a randomized trial. American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, 90, 805–815.
Pfeifer, M., & Pyrmont, B. (2007). Improved posture and trunk strength through spinal orthoses Spinomed and Spinomed active increase the quality of life for women with postmenopausal osteoporosis. Osteoporose & Rheuma Aktuell, 4.
Corretores posturais
Riscos de desenvolvimento de Osteoporose
Não foram encontrados comentários.